• rss

.



CRAS são unidades de execução dos serviços de proteção social básica destinado à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial, ou seja, é um projeto desenvolvido com o Ministério de Desenvolvimento Social de extrema importância para a comunidade mais carente. Este mês a Câmara Municipal de Ponte Alta realizou a votação da instalação do CRAS no município e acabou rejeitando a instalação do projeto.  O resultado da votação foi de 6 votos contra e 2 a favor da instalação, um vereador que estava em viagem não votou.

A seguir o que o município perde sem a instalação do Centro de referência:



Serviços e atividades para toda a família 


Destinados aos usuários da assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS e em suas áreas de abrangências, compreendem:

Cadastro Único
- registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Bolsa Família, PETI, Pro Jovem, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual.
Atendimento social - acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais como cesta básica, vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento das famílias, com prioridade às beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda; busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação / encaminhamentos para a rede socioassistencial.
Ações socioeducativas - para crianças e adolescentes, jovens, adultos e famílias, pessoas idosas e lideranças comunitárias. Acontecem a partir da participação em grupos de famílias e ou indivíduos nas atividades educativas, de convivência e de incentivo ao protagonismo.
Qualificação profissional - ações de capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável de famílias e indivíduos. São cursos oferecidos nos CRAS, nos Centros de Qualificação Profissional - Liceus de Ofícios e em outros locais, que são disponibilizados por parcerias conveniadas.
Outros serviços e projetos complementares

Grupos específicos, como crianças ou jovens, participam de projetos realizados em parceria com órgãos governamentais ou não governamentais, envolvendo a participação da comunidade. Acontecem em diversas áreas e podem ser desenvolvidos em outros locais.


0

.

Vereadores em reunião com o Senador da Luiz Henrique

Na semana passada o presidente da Câmara Municipal de Correia Pinto Marcos Beffart acompanhado dos vereadores Anildo do Nascimento e Wolni Hames, estiveram em Brasília para participar de audiências com Deputados Federais e Senadores. 
No gabinete do Senador Casildo Maldaner



Reunião com o Deputado Mauro Mariani

Reuniram-se com os Senadores Luiz Henrique da Silveira, Casildo Maldaner e Paulo Bauer, além de audiências com os Deputados Federais Celso Maldaner, Edinho Bez e mauro Mariani. 
Audiência com o Deputado Celso Maldaner

O motivo das reuniões dos vereadores com deputados e Senadores, foi à solicitação de emendas parlamentares, foram solicitadas emendas para reforma do parque de exposições, para manutenção das ruas da cidade, para maquinários da patrulha mecanizada, melhorias das estradas do interior, micro ônibus para o departamento de esportes e para construção de capela mortuária. Os vereadores também estiveram na FUNASA acompanhando o andamento dos convênios do município.
O Deputado Edinho Bez recebeu os vereadores

O vereador Anildo do Nascimento comentou que foram muito bem recebidos pelos deputados e senadores visitados.
Na Funasa

Para o vereador Wolni Hames, é de grande a importância estas audiências com os parlamentares, além de poder acompanhar os andamentos dos projetos do município na capital federal. “Manter um bom relacionamento com os deputados e senadores ajuda muito na liberação de recursos ao município, vale à máxima: Quem não é visto, não é lembrado”. Ressalta o vereador Wolni.
O presidente Marcos Beffart, relata que todos os pedidos foram protocolados nos gabinetes dos senadores e deputados visitados e que são boas as chances de liberação das verbas, mas, se forem liberadas, serão liberadas somente no segundo semestre, isso porque a Presidenta Dilma Rousseff cortou as emendas parlamentares. Segundo os próprios deputados e senadores o corte das emendas fazem parte da economia de 50 bilhões anunciados pela a presidenta no início do ano.

0

.

Os índices de depredação do patrimônio público aumentam a cada ano nas cidades do interior. Milhões de reais são gastos em reformas de prédios públicos e consertos de máquinas e equipamentos.

O problema muitas vezes visto com naturalidade, é causado por ato de vandalismo ou descuido dos servidores públicos e da comunidade. Os anos passam e os gestores públicos continuam gastando sem resolver a questão.
Paredes pichadas

Em Correia Pinto, por exemplo, o prédio onde deveria funcionar a estação rodoviária da cidade, o que se vê é uma cena de total destruição. Paredes foram pichadas os vidros das janelas e portas foram quebrados, o forro de PVC está danificado, até um quadro de distribuição elétrica foi arrancado do lugar. Ainda neste prédio a porta da cozinha foi sacada do local, com uma lixadeira ou um maçarico como se pode ver na imagem.
Vidros foram quebrados, quadro de distribuição elétrica arrancado e jogado

No bairro Planalto o parquinho que foi construído a pouco mais de um ano está bem danificado, as telas das cercas do parquinho e do campo de futebol estão sendo arrebentadas e o portão do parquinho foi roubado.
Cercas do campo arrebentadas


Dizem que danificar o patrimônio público é crime e, sendo assim, por omissão dos órgãos competentes, as cidades estão cheias de criminosos e irresponsáveis impunes.

Algo necessita ser feito para conter o abuso e o desrespeito contra o patrimônio público. Estamos convencidos que a Educação é um bom caminho para iniciar o debate. É preciso dizer para ao cidadão que os recursos gastos com reformas, reposições, consertos e outras ações poderiam ser aplicados em benefícios para a própria comunidade.

Para despertar o interesse da população pela causa, é interessante promover campanhas educativas e utilizar os veículos de comunicação para mostrar o rombo que a destruição do patrimônio público causa nas contas do município. Acima de tudo, é preciso fiscalizar, prevenir.

0

.

Recuperação da Rua Uruguai
Começou na manhã desta segunda feira (21), uma operação para minimizar a buraqueira da Rua Uruguai no Bairro São João. A equipe da Pontealterra está usando asfalto quente na operação. Segundo o Senhor Joel, responsável pela Pontealterra a massa que esta sendo usada é de boa qualidade e que apesar de serviço ser um paliativo, deverá ter boa durabilidade. O Prefeito Vânio que acompanhou os trabalhos, comentou que a operação deve seguir durante a semana se o clima permitir.

0

.



 No domingo (20) acontece a 7ª Feijoada da Serra no Hotel Fazenda Pedras Brancas. Este ano a festa que é uma das mais badaladas e concorridas da serra conta com muitas atrações, com a presença de Danielle Souza, a mulher samambaia. Os participantes serão recepcionados já de manhã com uma taça de espumante. Segundo a idealizadora da festa Vanusa Cordova restam poucos ingressos. Corra e garanta o seu em Lages na Cacau Show, Loja Código e Pagani Calçados.

0

.




Começa na noite do próximo domingo, 20 de março, mais precisamente às 20h21 (de Brasília) o Outono. A estação se caracteriza pelo período de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, como mudanças rápidas nas condições de tempo, por exemplo. Há também, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.
Na região Sul, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com mínimas que variam entre 12 a 18 graus Celsius, chegando a valores inferiores a 10 graus nas regiões serranas. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País.

0

.



Preservação ambiental, coleta seletiva, redução de aterros, estes são assuntos amplamente discutidos atualmente na mídia, inclusive a campanha da fraternidade deste ano trata também sobre este tema. Partindo da idéia da conscientização de todos para formar cidadãos mais envolvidos e preocupados com o rumo do planeta a direção, professores, alunos, funcionários e APP da E. B. M. Olintho D’Avila Mesquita estão participando de um programa de brigadas desenvolvido por uma multinacional chamada Terracycle. A Terracycle permite que escolas e organizações arrecadem dinheiro por cada unidade de resíduo recolhido através do programa.
Este mês a escola recebeu seu primeiro cheque no valor de R$ 203,74, referente a 10.187 unidades de embalagens de salgadinhos (Elma Chips) e refrescos (Tang) que foram coletadas de maio a outubro de 2010 e enviadas para a Terracycle, ao todo em 2010 foi evitado que mais de 17.500 embalagens poluíssem nossa cidade e em breve outro cheque estará chegando à escola.
No Brasil, mais de 130 mil pessoas estão participando dos programas da Terracycle e mais de R$ 21.000 já foram distribuídos a escolas e entidades participantes dos programas.

Segundo a diretora Francielle Espeche, o dinheiro arrecadado será revertido em melhorias para a escola. Este trabalho esta sendo realizado com os alunos desde o ano passado, “este é um trabalho muito interessante, pois, vai fixando esta consciência de preservação ecológica nas crianças”, afirma a diretora que agradece a participação de todo o pessoal da Olintho, em especial os pais dos alunos e toda equipe da APP na pessoa do presidente Vilvete dos Santos e do 1º tesoureiro João Cordova.


0

.




Esta é a associação mais antiga do município, criada há 19 anos. É uma associação independente mantida através de doações de voluntários, tem como coordenadora pela terceira vez consecutiva a senhora Sandra Gonçalves. Antigamente sua sede ficava anexa a secretaria da educação em uma sala situada na parte de trás da secretaria, o grupo também se reunia no bairro Vila Nova próxima a delegacia, mas depois começou a funcionar um posto de saúde no local, desde então não se encontraram mais naquele local, por isso o grupo começou a se reunir no salão 15 de Novembro, onde ficaram aproximadamente um ano e meio. A coordenadora do grupo Sandra relata que o salão 15 de Novembro não pode ser mais utilizado quando começou o treinamento da malharia que será instalada no município, então foi necessária a locação de outro ambiente. O local alugado para os encontros foi onde funcionava a lanchonete do Caco.
As reuniões acontecem com atividades bem descontraídas onde os participantes se divertem com danças, jogos e todos lancham. Participam do grupo cerca de 100 membros, os encontros acontecem todos os sábados a partir das 13:30 horas, com transporte saindo da Vila Nova a 13:15 horas. A coordenadora Sandra esta muito satisfeita com a participação dos membros e convida a todos que quiserem participar do grupo que serão muito bem vindos.

0

.


Presentes vistoriando a UPA

A UPA (Unidade Prisional Avançada) de Correia Pinto recebeu várias melhorias em sua estrutura física através de um trabalho realizado em conjunto com os conselhos da comunidade e segurança. Os recursos financeiros utilizados nas melhorias são provenientes de transações penais de processos que tramitam na Comarca de Correia Pinto que o Juiz da Comarca repassa uma parte para o conselho da comunidade. Com as melhorias já realizadas foi possível verificar na vistoria construção da nova cozinha que ficou muito mais ampla e que agora dispõe de todos os utensílios necessários, fornecidos pelo estado em forma de contrapartida, por exemplo, uma panificadora, um freezer, geladeira industrial, forno, batedeira, proporcionando a oportunidade para alguns que presos que tem bom comportamento trabalhar nesta cozinha como cozinheiro, produzindo a alimentação para os 30 presos, 5 albergados e funcionários da unidade. Também foi feito a cobertura de um corredor que estava a céu aberto, uma cela intima, parlatório e banheiro. A UPA de Correia Pinto é administrada pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP).
Marcio Oliveira gerente da UPA


Marcio de Oliveira gerente da UPA de Correia Pinto comenta que o valor já gasto esta em torno de 40 mil, relata que sua equipe é formada por 10 agentes que vem trabalhando de forma diferenciada, inclusive, em horário extra escala na operação da unidade. Marcio trabalha no município há quatro anos e assumiu a gerencia da unidade no ano passado.


Dr, Jonas assumiu a presidencia do conselho da comunidade

O Doutor Jonas Sampaio que assumiu a presidência do conselho da comunidade esta semana, esta satisfeito com a reforma realizada na UPA. “As melhores condições de operação da UPA contribui para a recuperação da cidadania dos condenados”, afirma Jonas Sampaio.
A administração municipal está envolvendo as secretarias municipais nos trabalhos dentro da UPA, a secretaria de desenvolvimento social juntamente com a educação esta desenvolvendo um projeto educacional, onde os presos receberão aula dentro da própria unidade prisional.
Atendimentos médicos e odontológicos também estarão disponíveis através da secretaria da saúde.

0