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 Na quinta-feira (21), a secretaria do Desenvolvimento Regional de Lages  repassou R$ 30.810,00 à Associação Comunitária Dona Ema Cevei, este valor é referente ao repasse anual de 2011. A descentralização da verba foi confirmada com a assinatura do convênio, durante a visita do secretário Regional Jurandi Agustini à entidade. “Há um compromisso social que precisa ser honrado, e essa ação demonstra que estamos pensando no bem da comunidade”, disse Jurandi.

O secretário assinou a liberação de R$ 30.810,00


 O repasse foi aprovado pelo Conselho do Desenvolvimento Regional na reunião de abril deste ano. O dinheiro, oriundo do Fundo Social, será utilizado em ações comunitárias envolvendo crianças, adolescentes, idosos e famílias do município. A presidenta da associação, Pracildes Riscarolli, agradeceu o apoio. “Nossa entidade existe para fazer o bem, e só seguiremos em frente com o apoio do poder público, por isso, somos gratos”, disse a presidenta.
Na ocasião, Dona Lenita Beppler não pestanejou e aproveitou a oportunidade para pedir um aumento no valor do repasse anual, “a nossa contrapartida é muito grande”, finalizou. O secretário Jurandi pediu para que o projeto seja atualizado e entregue a secretaria para que ele possa verificar a possibilidade da concessão do aumento. Caso haja a possibilidade de aumento, o mesmo precisa ser aprovado pela reunião do conselho.
Dona Arlete explicou sobre a importância do trabalho desenvolvido no Ema. “Este ano já trabalhamos com mais de 100 crianças e adolescentes , com os idosos também sempre trabalhamos e os cursos como o de Telemática que está já na sua segunda fase e está profissionalizando 30 jovens que se formam em agosto, recentemente mais 30 alunos iniciaram o curso de administração, também os cursos de artesanato onde muitas senhoras conseguem até  ganhar uma renda extra com o que aprenderam”, finaliza Arlete.
Fundada em 1984 a Associação Comunitária Dona Ema Cevei dispõe de um amplo espaço com laboratório de informática, auditório e diversas salas nas quais são realizadas atividades com direcionadas à comunidade.
 

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Aproximadamente 450 servidores municipais efetivos de Correia Pinto têm muito a comemorar. Durante muitos anos os funcionários reivindicavam um plano de saúde que garantisse a eles uma maior qualidade de atendimento quando mais precisavam. Na segunda-feira (18), foi aprovado na câmara de vereadores o projeto em que a administração municipal concede a todos os efetivos ativos e inativos o direito ao convênio. O plano que será oferecido aos colaboradores municipais é o da Agemed Planos de Saúde. Trata-se da operadora de plano de saúde que mais cresce em Santa Catarina, conquistando confiança, credibilidade e sucesso. O plano oferecido aos servidores dá direito a consultas e exames médicos e odontológicos.
A administração municipal repassará o valor de R$ 11,00 por funcionário para o Sindicato dos Servidores Municipais (SEMCOP), que fará a gestão do plano junto a Agemed.
Os beneficiários poderão incluir como dependentes os seus pais, sogros, avós, filhos até 18 anos e até 24 se cursando ensino superior e netos, para isso o beneficiário do plano irá pagar uma taxa de adesão no valor de R$ 15,00 e mensalidade de R$ 11,00 para cada dependente.
O valor fixado de uma consulta independente da especialidade do médico é de R$ 52,22, já para exames os valores seguem o preço fixado em tabela que será entregue a cada beneficiário. Para atendimentos odontológicos os valores serão os da tabela da Uniodonto.
Muitos funcionários nem acreditavam que um dia isso iria acontecer, mas o fato é que um sonho muito antigo foi realizado. Por isso esta semana ocupamos o espaço de nossa enquete semanal para tratar deste tema e conversamos com alguns servidores.

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SCGÁS participa de reunião na ACIL, o encontro em Lages tratou do projeto Serra Catarinense
Altamir Paes destacou a importância da mobilização de empresas

A Associação Comercial e Industrial de Lages - ACIL recebeu a visita na última segunda-feira, dia 11, da SCGÁS que através do seu coordenador de relações institucionais, Samuel Bortoluzzi, apresentou o projeto Serra Catarinense. O objetivo do encontro era apresentar a ACIL o status do projeto Serra e as ações que estão sendo desenvolvidas para antecipar a chegada do gás natural a região.
O projeto é para 2018, mas se não ocorrer nenhum problema, o gás poderá chegar para indústria, comércio, veículos e residências já em 2013.

Na ocasião o presidente da SCGÁS Altamir José Paes, destacou a importância da mobilização das empresas, entidades e associações da região serrana.

Altamir Paes reforçou ainda que o projeto Serra Catarinense tem atenção especial da SCGÁS, pois "trata-se do maior projeto em curso da companhia, seja pela extensão de rede, pelos investimentos e até mesmo pelo desafio técnico de implantação da infraestrutura de rede".
Ele também disse que está fechada a implantação da estação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Correia Pinto e que a distribuição seria feito através de dutos para Lages e Otacílio Costa.
Inicialmente a ideia é trazer o GNL de Paulínia (PR) por caminhões e redistribuir nos municípios vizinhos com preços conforme a tarifa geral do Estado.
A ACIL, através do seu vice-presidente, Luiz Antunes Figueiredo, registrou a necessidade da disponibilidade de gás natural para o desenvolvimento da região. A associação comemorou a informação da SCGÁS, que independente da implantação do projeto de infraestrutura de rede, pretende antecipar a chegada do gás natural à região de Lages através do GNL (gás natural liquefeito).

Projeto Serra Catarinense

São 16 municípios no traçado da rede de infraestrutura que será implantada, compreendendo 230 km e investimentos acima de R$ 260 milhões. Pelos levantamentos de mercado da SCGÁS a região tem potencial de consumo de 120.000 m³/dia de gás natural.

Atualmente a etapa 1 do projeto, obra de Indaial a Ascurra, está em fase final de implantação. O trecho da etapa 2 de Ascurra a Ibirama está em fase de mobilização, com previsão de lançamento da ordem de serviço ainda em 2011.

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Na Av. Tancredo Neves

                Correia Pinto agora conta com mais um balcão de banco, trata-se da Rede Cash que inaugurou na manhã de quarta feira (13). A correspondente do Banco do Brasil será mais uma alternativa para as pessoas que preferem pagar suas contas diretamente nos guichês de caixa com a comodidade de um atendimento rápido, seguro e com ampla disponibilidade de horários. A Rede Cash será um braço para serviços operacionais quanto para negociais, atender a população facilitando a prestação de serviços bancários, com redução de filas e com horário diferenciado, de segunda a sexta das 09:00 às 16:30 horas.       
A Rede Cash conta com os serviços de: (Recebimentos somente em dinheiro) de títulos até a data do vencimento com valor máximo de R$ 1.000,00, convênios, luz, telefone, taxas do DETRAN Licenciamento, IPVA, Seguros e multas, Tributos Federais, guias GPS, FGTS e DARF, Tributos Estaduais, DARE, Cartões de crédito, faturas, depósitos em dinheiro com valor máximo de R$ 3.000,00 para conta corrente e conta poupança. Saques de conta corrente até R$ 500,00 e poupança no máximo de R$ 400,00. Pagamentos de Benefícios Sociais, INSS (valor limitado em até dois salários mínimos). A Rede Cash também presta serviços adicionais como abertura de contas corrente de pessoa física, crédito salário pelo Banco do Brasil.
A Rede Cash esta à sua disposição na Avenida Tancredo Neves Nº 580 na sala 02 no centro próximo a antiga loja Gavazzoni o número do telefone é o 3243-3492. Faça uma visita e comprove as facilidades e o ótimo atendimento.

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Foto: Paulo Chagas

Reunião entre a Associação Rural de Lages e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na tarde desta segunda-feira (11), no Parque Conta Dinheiro resultou no ajuste de um acordo definitivo para as queimas legais de campo, comuns nesta época do ano, na Serra Catarinense. Do encontro participaram os dirigentes da entidade rural, o presidente do órgão ambiental, Murilo Flores, acompanhado do gerente regional Willy Brum Filho, além de alguns técnicos.
Em pouco mais de uma hora de discussão o grupo chegou a um entendimento que deverá ser seguido de forma permanente. A proposta, mais desburocratizada, visa facilitar a liberação das queimas, fator que deve aumentar a procura de produtores rurais interessados em procederem a ação da queima, sem burlar a lei e ainda dentro dos critérios ambientais. “Vamos providenciar ainda esta semana a redação do termo de cooperação, com a nova instrução, enquanto que a Associação Rural fará uma campanha imediata de divulgação, além de orientar todos os dirigentes dos Sindicatos Rurais da região”, disse o presidente da Fatma, Murilo Flores.
Conforme o presidente da Associação Rural, Márcio Pamplona, as informações quanto à documentação a ser exigida podem ser obtidas junto à própria Fatma, ou na Associação Rural de Lages. Basicamente, os proprietários rurais terão apresentar uma declaração técnica da área a ser queimada e recolher uma taxa. A partir da nova instrução, para os anos seguintes, basta que os proprietários façam um requerimento de renovação e novamente efetuem o pagamento da taxa obrigatória. “Só vamos aguardar a nova instrução normativa para que possamos encaminhar através da Fatma, a liberação das guias favoráveis às queimas controladas”, concluiu Márcio.

Assessoria de Imprensa

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Autoridades e comunidade estiveram presentes

O lançamento da assinatura que autoriza o Deinfra a abrir licitação de edital para a aquisição de equipamentos de segurança, sinalização de vôos e área contra incêndio (uma exigência da Anac para homologar pista), na ordem de cerca de R$ 2,55 milhões, feita pelo governador Raimundo Colombo (PSD), completa mais uma etapa das obras do aeroporto regional de Correia Pinto. Ato contou com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a do deputado Elizeu Mattos (PMDB), da deputada federal Carmen Zanotto (PPS), do prefeito de Correia Pinto Vânio Forster (PDT) e dos secretários de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini e da Casa Civil, Antônio Ceron.
A autorização foi assinada pelo governador Raimundo Colombo na sexta feira dia oito no aeroporto, na entrada do terminal de passageiros que está quase pronto. O valor liberado foi de 2,5 milhões para compra dos equipamentos de sinalização e mais 418 mil para a construção da unidade de combate a incêndio. Agora com a autorização o processo deve ser rápido, pois, o governador afirmou que estes investimentos deverão ser aplicados até o final deste ano.
Vânio falou com o governador em relação ao acesso do aeroporto

Em sua fala o prefeito Vânio disse que esta liberação é muito importante, mas, que ainda não estão disponíveis os recursos para a construção do acesso, que está orçado em 4 milhões.
Quando Raimundo Colombo assumiu a palavra disse entre outras afirmações que a construção do acesso é de responsabilidade do governo federal e que já no dia 12 de julho o secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini estaria em Brasília cobrando a liberação também deste recurso.  O governador agradeceu o apoio dos empresários do Auto Vale que estavam presentes e afirmou que sua missão é a de terminar as mais de 800 obras que estão em andamento no estado, inclusive a do aeroporto de Correia Pinto. Colombo pediu a mobilização por parte de políticos e empresários para provar a viabilidade econômica do aeroporto, pois este já em fevereiro deverá estar com toda estrutura pronta.
Todas as autoridades que tiveram a oportunidade de usar a palavra durante a solenidade foram unânimes quanto à importância deste aeroporto para o desenvolvimento de toda a região e todos afirmaram que estarão trabalhando em prol do mesmo.
O governador visitou o terminal de passageiros na companhia do prefeito Forster e autoridades

Após a solenidade o prefeito Vânio acompanhou o governador e outras autoridades na visita às obras e ao terminal de passageiros que esta em fase de acabamento.

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Famílias carentes e entidades como creches, escolas, APAE, hospitais, entre outros, estão sendo beneficiadas com doações de alimentos produzidos por pequenos agricultores.
Feijão, repolho, couve, cebola, rabanete e temperos verdes foram distribuídos a população carente do bairro.

 Através de um projeto do governo federal chamado PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), uma parceria entre Coopertel (Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre) e CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), já está funcionando em Ponte Alta.
A Coopertel montou o projeto cadastrando pequenos agricultores, dos quais são comprados os produtos a preço de mercado e faz as doações as famílias carentes e entidades do município. As famílias e entidades beneficiadas pelo projeto também são e estão sendo devidamente cadastradas.
Produtores das localidades como as do Assentamento, Reassentamento, Cerro Verde e demais agricultores estão também se beneficiando do projeto, pois assim estão podendo vender sua produção a preços de mercado, pra se ter uma idéia da amplitude do projeto só na localidade de Cerro Verde mais de sessenta famílias produtoras estão vendendo sua produção para a cooperativa.
Os produtos são recolhidos semanalmente nos locais onde são produzidos com o caminhão da Coopertel e são distribuídos.
Um cronograma foi montado para que seja feita a distribuição, na última semana aconteceu à primeira entrega no bairro Nossa Senhora Aparecida, onde 96 famílias foram beneficiadas. Nesta semana a entrega ocorreu no bairro Vila Novos onde produtos como feijão, repolho, couve, cebola, rabanete e temperos verdes foram distribuídos a população carente do bairro.

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Prefeitura instala painel para prestação de contas em frente à prefeitura
As informações serão atualizadas de 4 em 4 meses

Para que a população possa ter maior entendimento das contas municipais, a prefeitura disponibilizou a todos a oportunidade de acompanhar mais de perto as ações realizadas pela gestão municipal. A prestação de contas do município, que já podia ser consultada na Câmara Municipal, agora também pode ser vista por qualquer um a qualquer hora.

A administração municipal, através da Secretaria de Finanças instalou um painel em frente ao prédio da prefeitura para demonstrar de forma transparente, todos os gastos do município. A instalação do painel aconteceu nesta semana e o mesmo ficará lá a disposição de quem tiver interesse de conferir.
Conforme explicou o secretário de finanças Edelucio Faé, as informações do painel são referentes ao primeiro quadrimestre desde ano e a cada quatro meses os números serão atualizados.

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Curso com duração de 12 horas

Com o objetivo de manter os operadores atualizados, a administração municipal  proporcionou aos servidores, através da secretaria de obras um curso de capacitação a todos os operadores de máquinas como tratores, carregadeira, patróla e compactadores.
O treinamento de 12 horas foi dividido em 6 horas de teoria e 6 horas de prática e abordou temas como segurança, técnicas para tirar o melhor aproveitamento de cada equipamento e manutenção para redução de custos com manutenção.
O curso que foi ministrado pela Workseg com os técnicos Junior Mendes e Hugo Tonon, teve apostilas atualizadas e forneceu diplomas aos participantes com bom aproveitamento.
Junior Mendes da Workseg informou que esta foi a primeira vez que a prefeitura realizou um treinamento deste nível e que no futuro poderão também realizar um curso de direção defensiva para todos os motoristas.

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A rua não recebe manutenção há mais de 10 anos

Os moradores não aguentam mais a situação em que se encontra a Rua Acácia Mimosa, em dias de chuva a rede de drenagem pluvial não suporta a vazão causando alagamento fazendo com que a água invada os pátios das residências e depois que a chuva para fica o cheiro de barro podre.
Outra reivindicação dos moradores é o asfaltamento, já que o asfalto que ali havia há muito tempo não existe mais, segundo os moradores só tapa-buracos naquele local não resolve.
Carmem Lúcia Martins moradora da rua há 27 anos relata que foram até a atual administração por duas vezes solicitando as melhorias, também já procuraram a promotoria pública, entraram com representação, mas até agora não obtiveram sucesso. “Fazem mais de dez anos que a rua encontra-se neste estado deplorável e ninguém faz nada. Numa ocasião os próprios moradores compraram pedra brita e pagaram maquinário para melhorar um pouco a situação.” Desabafa.
A residente na rua Rosimere da Silva explica que é necessário mexer na tubulação e refazer o asfalto, “agora veio o boleto do IPTU pra pagar e lá consta uma taxa de conservação do calçamento ou asfalto, mas que asfalto?” indaga a moradora indignada.

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