.
Acidente com caminhão
O acidente aconteceu por volta das 18 horas na Av. Duque de Caxias marginal da BR 116, quase em frente a Igreja Assembleia de Deus.
Ninguém se feriu.
Um grande numero de curiosos se acumulou no local.
.
Preço do pedágio sobe para R$ 3,30
.
Os nove vereadores votaram. |
Veradores Zanatta, Sebastião, Césinha, Portela, e Oliveira. |
.
O correiapintense Gilberto Mesquita criador do Pratyko, primeiro veículo nacional exclusivo para cadeirantes, será um dos homenageados na entrega da Comenda do Legislativo Catarinense. O evento será realizado (hoje) segunda-feira, dia 12, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
Gilberto Mesquita à direita |
.
Vânio entrega dois Microonibus
Na manhã desta sexta-feira (9/12), o prefeito Vânio Forster efetuou a entrega de mais dois microonibus à Secretaria Municipal de Educação. estiveram presentes secretários e funcionários municipais, a entrega foi feita na nova sede da secretaria, onde seria o terminal rodoviário. o vereador Wolni Hames e o proprietário da empresa fornecedora dos microonibus também prestigiaram a entrega.
.
Paulinho satisfeito com o desempenho da equipe |
.
Natal Luz em Ponte Alta
Equipe organizadora |
Além da prefeitura que desembolsou R$ 20 mil para projeto, participam do Natal Luz, a Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rádio Comunitária e dentre outras entidades o Banco do Brasil. Esta é a primeira edição do projeto e para os próximos anos, o município deve buscar recursos fora.
.
Reformas no CENSP
.
O plenário esteve lotado durante a votação |
.
Ruas recebem melhorias
.
Blitz contra a AIDS
Equipe Secretaria da Saúde Correia Pinto |
.
Marcos agradeceu o apoio que recebeu |
.
O Gol é da APAE
.
De Correia Pinto para o Brasil
A solenidade ocorreu no Centro Administrativo e reuniu autoridades como o governador Raimundo Colombo (PSD), o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), o presidente da SC Par, Ênio Branco e o deputado Romildo Titon (PMDB), padrinho do Pratyko. Também estavam presentes os criadores do veículo: o presidente da Proeza, Gilberto Mesquita, Márcio Henrique David, cadeirante que inspirou o veículo, bem como João Gil e SérgioSchütz.
“O Estado existe para proteger e promover as pessoas. Essa é a essência da sua existência. Aqui nós estamos associando essa missão com pessoas de bem em torno da amizade, da solidariedade. Este é o desenvolvimento de um projeto humano, mas também eficiente para o bem estar das pessoas”, destacou o governador Raimundo Colombo, que assinou, ao lado de outras autoridades, o termo de parceria com a Proeza.
O deputado Romildo Titon, que tem como uma das bandeiras a inclusão social de deficientes físicos, lembrou que o projeto nasceu em torno de uma amizade entre pessoas que desejavam dar melhores condições de acessibilidade a Márcio David. “Márcio é um grande exemplo de superação em Santa Catarina. Ao assinar essa parceria o governo dá um exemplo para o Brasil. Uma demonstração de sensibilidade, afinal, essas pessoas não teriam tantas condições de evolução da empresa se não fosse o aporte de recursos”, elogiou Titon, lembrando que o Brasil possui 14% de deficientes físicos. Desses, 30% têm condições de acessibilidade e superação.
Há cinco anos, Titon mantêm projeto de incentivo a instituições de deficientes físicos da região Meio-oeste. Por meio do Fundo Social, o deputado já distribuiu cerca de 500 cadeiras elétricas.
Grande entusiasta do projeto, o vice-prefeito de Correia Pinto, Eder Mesquita (PMDB), disse que o "Pratyko coloca o município em destaque no Brasil. "É o reconhecimento do Governo do Estado à Correia Pinto e à causa dos deficientes", destacou ele.
Divisor de águas para os cadeirantes
Presidente da Proeza, Gilberto Mesquita disse que a parceria é a realização de um sonho, que se divide em três partes. A primeira foi a construção do carro, a segunda, parte que começa a ser realizada, foi a parceria fechada. “A terceira parte do sonho é ver os cadeirantes andando com o carro nas ruas”, frisou ele.
O Prátyko teve o projeto original selecionado entre 1.700 inscritos no programa Sinápse, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC - Fapesc, sendo beneficiado com recursos para construção de um protótipo, despertando grande interesse da mídia e mercado nacional. O veículo vai receber motorização elétrica da WEG e elevador para o acesso do portador de deficiência locomotora sem precisar da ajuda de terceiros. O “design” tem a participação da Rossin, empresa que desenvolve o superesportivo brasileiro Rossin Bertin, em Blumenau, que também conta com a parceria da SC Par.
.
Reunião no dia 11/11 |
.
Até o dia 25 de novembro estão abertas as inscrições para o concurso público do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Existem vagas para Correia Pinto |
www.cbm.sc.gov.br .
.
O apresentador Adilson Oliveira liberou os telefones para os ouvintes correiapintenses que indagaram ao prefeito. |
.
Estrada com nova denominação
.
Três aviões sobrevoaram a cidade |
.
02/11/11 |
02/11/11 |
Climatização 02/11/11 |
02/11/11 |
.
PSD em Ponte Alta
Zanatta apoia o Governo de Colombo. |
.
E as permissões para saque podem aumentar ainda mais. O Congresso analisa projetos de lei para o FGTS ser usado para tratamento de infertilidade, aquisição de órteses e próteses, hepatite C viral e até quitação do IPTU, entre outras possibilidades.
No Senado, o Plenário pode a qualquer momento colocar em pauta o PLS 137/11, que propõe uso do FGTS para pagamento de matrícula e mensalidades em instituições de ensino superior e técnico profissionalizante, além de pagamento de dívidas inscritas em cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa.
- Nada mais justo que o trabalhador utilizar um dinheiro que é seu para solucionar suas dificuldades financeiras mais prementes - argumenta o autor do projeto, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
A preocupação com o custeio da educação também está presente em outras propostas. Há um mês, o PLS 157/11, de Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) porque outro projeto com o mesmo teor (PLS 287/03) já foi aprovado no Senado e tramita na Câmara dos Deputados. Já o PLS 35/11, de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), prevê saque do FGTS para pagamento de cursos profissionalizantes, de capacitação ou de especialização.
Outras situações também inspiram projetos. Reformas em imóveis próprios para adaptação a moradores com deficiência é a hipótese do PLS 174/10, que tramita na CAS.
- Isso beneficiará, entre outras pessoas, aquelas mais humildes, que poderão instalar em suas residências portas maiores, banheiros maiores com adaptações, rampas, elevadores, quartos com barras de sustentação - disse Jayme Campos (DEM-MS), autor do projeto e presidente da CAS.
O PLS 298/08, de Marcelo Crivella (PRB-RJ), propõe saque para casais que precisem de tratamento da infertilidade. Neste caso, o dinheiro seria liberado para ambos ou para qualquer um dos cônjuges, mediante comprovação dos gastos e atestado médico.
Na Câmara, há projetos para situações como quitação de IPTU e taxas municipais, tratamento de hepatite C viral, exercício em cargo público após aprovação em concurso e pedido de demissão por motivo de mudança após cinco anos de trabalho ininterrupto.
.
Audiência Pública no Cerro Verde
.
.
O governador do Estado, Raimundo Colombo, a secretária de Estado da
Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, e o diretor jurídico do Procon
estadual, Gabriel Meurer, assinaram no dia 18 de outubro, convênio com
14 representantes de prefeituras catarinenses para a implantação do
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec),
programa que integra em rede as ações e informações do consumidor.
O sistema operacional, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, será
cedido gratuitamente pelo governo do Estado. “Estamos aperfeiçoando o
trabalho e isso é muito importante”, disse o governador Raimundo Colombo.
“Além de permitir que o cidadão tenha acesso as informações com agilidade
e segurança, o programa garante mais qualidade ao serviço público”,
complementou.
O sistema institui uma base de dados nacional e estadual e ainda
estabelece uma base tecnológica necessária para a elaboração do Cadastro
Nacional de Reclamações. “O Sindec cumpre o princípio constitucional da
publicidade na administração pública e ainda permite a promoção de
políticas públicas nacionalmente integradas para a defesa do consumidor”,
ressalta a secretária Ada de Luca.
Atualmente existem 64 Procons em Santa Catarina e somente o PROCON
estadual e o da Capital utilizam o programa nacional, mas com a assinatura
do Termo de Acordo de Cooperação Técnica com os 14 municípios, Santa
Catarina passa a ocupar o terceiro lugar nacional como um dos estados que
mais implantou o Sindec.
Passam a integrar o sistema nacional os seguintes municípios: Joaçaba,
Jaraguá do Sul, Palhoça, São José, Caçador, Balneário Camboriú, Tijucas,
Correia Pinto, Içara, Joinville, Schroeder, Tubarão e Porto Belo, e
Guaramirim.
O diretor jurídico do PROCON estadual, Gabriel Meurer, aproveitou a
oportunidade do evento, realizado no auditório da Secretaria de Justiça e
Cidadania, e entregou ao governador Raimundo Colombo e a secretária Ada de
Luca, exemplares do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de
2010.
.
.
Dia das crianças dia de presentes
Lojas oferecem várias opções |
Especialistas notaram uma mudança de comportamento dos pais, antes os pais levavam os filhos nas compras, mas agora, vão sozinhos, levam as listas de pedidos de brinquedos dos filhos e escolhem aqueles que presentearão. Com o apelo dos comerciais, as crianças acabam querendo, dentro da loja, comprar mais brinquedos que o combinado com os pais.
.
Prefeitura de Ponte Alta não fecha, mas, provavelmente trabalhará meio período
Prefeitura poderá trabalhar meio período |
.
PMDB de Correia Pinto realiza grande evento com mais de 100 filiações
A noite de sexta (30) foi marcada pelo evento realizado na Câmara de Vereadores que contou com a presença de lideranças locais e estaduais.
Lideranças |
Neste evento comemorou-se o número expressivo de filiações que foram mais de 100, na oportunidade também apresentaram-se vários pré-candidatos ao cargo de vereador.
Mais de 100 filiações |
.
Deputado recebe o outro pedido das mãos da diretora Cristina Ferreira |
.
Atletas correiapintenses se destacam na XIX Olimpíada estadual das APAES
As olimpíadas aconteceram entre os dias 19 a 24 de setembro na cidade de Joinville, onde participaram APAES de todas as regiões do estado.
A Federação Estadual das APAES, com o objetivo de oportunizar a jovens atletas não só participar de uma competição nacional, mas, sobretudo momentos de congraçamento e interação social, desde o ano de 1973, promovem as Olimpíadas Especiais, de jovens que participam em diversas competições esportivas.
As Olimpíadas, ao longo desses anos, têm se constituído num importante momento para o Movimento Apaeano, é a oportunidade para os atletas mostrarem toda a sua garra, evidenciando habilidades e superando obstáculos.
Os atletas de Correia Pinto Maria e Anderson mais uma vez conquistaram importantes vitórias, trazendo para o município os títulos de campeão. Maria que já havia sido campeã no PARAJASC agora trouxe o título de 1° lugar nos 15000 metros feminino, Maria também se sagrou campeã no salto em distância.
O atleta Andersom que fez parte do time de futsal de Lages também ficou em 1° lugar. Parabéns aos atletas pelas conquistas.
.
.
Famílias começam a voltar pra casa
.
Antes da votação a urna permaneceu aberta na vista de todos os presentes |
Na sessão da câmara que aconteceu na noite de segunda-feira (12), as contas do ex-prefeito Claudio Roberto Ziliotto do exercício de 2008 foram reprovadas por seis votos a três em votação secreta.
O Tribunal de Contas considerou que a análise das contas municipais de 2008 evidenciou a existência de três restrições gravíssimas que são:
- Não aplicação de no mínimo 25% da receita resultante de impostos, compreendendo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento no ensino (Constituição Federal, art. 212);
- Ocorrência de déficit de execução orçamentária (Lei 4.320.64, art. 48, “b”);
- Contratação pelo Prefeito, nos dois últimos quadrimestres do mandato, de obrigação de despesa que não tenha sido cumprida integralmente no referido período, ou deixar parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem a suficiente disponibilidade de caixa para esse feito (Lei Complementar nº 101; 2000, art. 42 e parágrafo único).
A reprovação aconteceu após a constatação que na defesa apresentada por Ziliotto no dia 16 de agosto suas justificativas desconsideravam o parecer exarado pelo tribunal de Contas, sem qualquer fundamentação com embasamento para que os números do exercício de 2008 fossem apreciados de forma positiva.
A defesa apresentada pelo ex-prefeito foi cópia exata dos argumentos apresentados em todas as defesas realizadas no Tribunal de Contas, bem como no pedido de Reapreciação de Parecer Prévio, sendo que as tais alegações já haviam sido amplamente debatidas e desconsideradas.
O relator do processo foi o vereador José Ferreira, que diante dos fatos expostos recomendou o voto pela rejeição das contas.