• rss

.

Pães, produtotos colôniais e verduras são doados a comunidade e entidades

Este é o resultado do trabalho de um mês do projeto que a Coopertel vem desenvolvendo em parceria com a Conab através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), beneficiando mais de 500 famílias e outras entidades que receberam as doações dos alimentos comprados dos pequenos agricultores cadastrados. Produtores das localidades como as do Assentamento, Reassentamento, Cerro Verde e demais agricultores estão também se beneficiando do projeto, pois assim estão podendo vender sua produção a preços de mercado, pra se ter uma idéia da amplitude do projeto só na localidade de Cerro Verde mais de sessenta famílias produtoras estão vendendo sua produção para a cooperativa.
Ao promover a compra da produção familiar, há maior estabilidade à atividade agrícola e geração de trabalho e renda ao produtor em seu próprio local, com o que se incentiva a permanência e a inclusão social no campo. Com melhores condições de vida, o agricultor e sua família passam a desenvolver a atividade de forma mais ampla e sistemática, explorando com maior racionalidade o espaço rural.
Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são destinados à prioritariamente para populações em situação de risco alimentar residentes na própria região onde os alimentos foram produzidos, a exemplo dos acampados da reforma agrária, atingidos por barragens e outros segmentos. São também distribuídos para programas sociais públicos, abastecendo creches, escolas, restaurantes populares e entidades assistenciais e beneficentes, com isto, eleva-se o padrão nutricional e são construídos vínculos de solidariedade entre os habitantes da região.
Ao se adquirir produtos alimentícios da própria localidade, o programa passa a valorizar produtos que muitas vezes são tipicamente regionais. Com isto, preserva-se a cultura alimentar local e enriquece-se a gastronomia.
Muitos são os benefícios, mas nada melhor que ouvir das próprias famílias que vem sendo beneficiadas com o programa, o que elas pensam, o que estão achando do projeto, este foi o tema escolhido para nossa enquete da semana.

0

0 comentários:

Postar um comentário