• rss

.

Foto: Paulo Chagas

Reunião entre a Associação Rural de Lages e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na tarde desta segunda-feira (11), no Parque Conta Dinheiro resultou no ajuste de um acordo definitivo para as queimas legais de campo, comuns nesta época do ano, na Serra Catarinense. Do encontro participaram os dirigentes da entidade rural, o presidente do órgão ambiental, Murilo Flores, acompanhado do gerente regional Willy Brum Filho, além de alguns técnicos.
Em pouco mais de uma hora de discussão o grupo chegou a um entendimento que deverá ser seguido de forma permanente. A proposta, mais desburocratizada, visa facilitar a liberação das queimas, fator que deve aumentar a procura de produtores rurais interessados em procederem a ação da queima, sem burlar a lei e ainda dentro dos critérios ambientais. “Vamos providenciar ainda esta semana a redação do termo de cooperação, com a nova instrução, enquanto que a Associação Rural fará uma campanha imediata de divulgação, além de orientar todos os dirigentes dos Sindicatos Rurais da região”, disse o presidente da Fatma, Murilo Flores.
Conforme o presidente da Associação Rural, Márcio Pamplona, as informações quanto à documentação a ser exigida podem ser obtidas junto à própria Fatma, ou na Associação Rural de Lages. Basicamente, os proprietários rurais terão apresentar uma declaração técnica da área a ser queimada e recolher uma taxa. A partir da nova instrução, para os anos seguintes, basta que os proprietários façam um requerimento de renovação e novamente efetuem o pagamento da taxa obrigatória. “Só vamos aguardar a nova instrução normativa para que possamos encaminhar através da Fatma, a liberação das guias favoráveis às queimas controladas”, concluiu Márcio.

Assessoria de Imprensa

0

0 comentários:

Postar um comentário